quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Morada Zinfandel

Esse vinho chegou essa semana pelo Smartbuywines. A Zinfandel teve sua origem desconhecida durante muito tempo,  até que em 1993 um geneticista americano por análise de DNA descobriu que sua origem é de uma espécie de uva da Croácia, a mesma que deu origem a espécie Primitivo (ou Primitov), cultivada na Puglia (sul da Itália).  Uva muito tradicional na Califórnia e muito pouco conhecida pelos brasileiros.
O Morada Zinfandel 2008 é bem leve, um vinho para o dia a dia, com muito aroma de frutas, diria até aroma de groselha. Na boca é suave, entrega principalmente framboesa e um final curto, me lembrou alguns Beaujolais. Acompanhou bem esse prato de cogumelos com ervas frescas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Chateau de Malleret Cru Bourgeois Superieur 2004

Em 1932, alguns produtores de Bordeaux do Médoc cujos vinhos não entraram na classificação de 1855 (considerados os bordeaux mais nobres) receberam legalmente sua própria classificação : Cru Bourgeois. Em 2005 os 247 produtores foram reclassificados em divididos em Cru Bourgeois Exceptionnel, Cru Bourgeois Superieurs e Cru Bourgeois padrão. Essa pequena introdução foi pra falar desse Bordeaux que tomei há algumas semanas, digamos um Bordeaux de classe média da região do Médoc.
O Chateau de Malleret já recebeu algumas notas razoáveis de R.Parker e Wine Spectator. Talvez esse por ser de uma safra não muito boa (2004) não me empolgou muito.  É um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot com aromas pouco intensos, taninos médios, não entrega muita coisa ao paladar, deixando a boca apenas com a sensação seca.

sábado, 10 de setembro de 2011

Pezzi King Cabernet Sauvignon 2005

Esse vinho eu recebi do clube smartbuy wines, um Californiano com 85% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot que passa 2 anos em barricas de carvalho francês antes de ir pra garrafa. Achei um ótimo vinho, potente, mas  com taninos macios, aroma de madeira e muito sabor de chocolate e frutas vermelhas.