domingo, 2 de dezembro de 2012

Confraria dos Amiguis

Confraria : Pinot noir

Nesse sabado fizemos a primeira reunião da nossa confraria. O tema sugerido foi pinot noir de diferentes países.  É minha uva preferida e como disse André Tchelistcheff, " Deus fez a cabernet, o Diabo fez a pinot noir" tamanha é a dificuldade de cultivo dessa casta. Enfim, cada integrante trouxe um vinho ja envolto em papel aluminio, o que possibilitou que eu tambem pudesse permanecer cego durante a degustação. Para deixar um pouco mais interessante, acrescentei uma garrafa de tempranillo  Ribera del Duero. O resultado está descrito abaixo. Atribuimos notas de 0 a 5 e ao final eliminei a menor e a maior nota de cada um, sendo a pontuação máxima 30 pontos.

5o lugar - 12 pontos
Montes Pinot Noir 2010 -  Vale de Casablanca - Chile

Foi o segundo a ser degustado e apesar de ser um vinho ate relativamente bem visto pelo custo beneficio , foi unanimidade a falta de equilibrio devido ao gosto de alcool muito evidente. Alguns entendidos criticam os pinot noir da America do Sul por serem ou muito alcoolicos ou muito amadeirados e nesse caso não foi diferente.

3o lugar - empatados com 17 pontos 
Trinity Hill Pinot Noir 2010 e Finca Resalso Emilio Moro 2010 (Tempranillo)

O neozelandes se mostrou pouco complexo, ficou no meio do caminho, não chamou muita atenção e tambem não desagradou. Escolhi a tempranillo pois esperava que por ser mais leve e frutada pudesse ser confundida com um pinot, mas me enganei, a cor mais escura ja chamou atenção e o sabor bem mais encorpado e com taninos mais presentes. No momento da degustação quase todos ja perceberam que era o vinho "penetra"
2o lugar - 24 pontos
Chateau de Mercey Antonin Rodet Mercurey 2008

Os grandes borgonhas são muito caros e vem em sua maioria de Côte d'Or. Mas ao sul, em Côte Chalonnaise são produzidos em alguns vilarejos bons borgonhas por preços mais acessiveis. Mercurey é um deles e ja há algum tempo aprecio os vinhos de Antonin Rodet.
Muito equilibrado, sabor de fruta evidente e alcool quase imperceptível, um otimo vinho na minha opinião.

1o lugar - 28 pontos

Redtree Pinot Noir 2009 - California 

Após o resultado fui pesquisar sobre esse vinho que eu não conhecia e achei alguns fatos curiosos. É um vinho que custa cerca de 10 dolares nos EUA e ja recebeu 88 pontos da wine spectator e logo apos foi muito mal avaliado e criticado por uma série de criticos.
Foi o campeão da noite, muito sabor de fruta, agradável no olfato e paladar, a garrafa acabou rapidamente, um belissimo exemplar de pinot noir da California na nossa opinião