quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre Rieslings alemães

Os melhores vinhos da Alemanha vem em sua maioria dos vales dos rios Reno e Mosel e a principal uva é a Riesling. Os vinhos brancos alemães produzidos com a Riesling são ácidos e frutados e não passam por madeira. Eles podem ser consumidos jovens quando o sabor frutado será mais evidente ou podem ser guardados por até 2 décadas quando estarão com seus aromas mais desenvolvidos. 
O sistema de classificação é baseado no tempo de maturação da uva, que confere um "Prädikat" ao vinho, são siglas e nomes em alemão mais complexos que não vou entrar em detalhes. Em alguns rótulos podemos identificar as denominações Trocken (seco) lieblich (doce) e halbtrocken (meio-seco).

Essa semana abri um Riesling Fritz Haag 2007 que estava guargadado na adega. A vínicola Fritz Haag fica no coração do vale do Mosela e tem um histórico de vinhos bem pontuados por revista especializadas. Ja começa agradando pelo rótulo, simples, limpo, escrito apenas o que é necessário. Apesar de 5 anos de guarda ainda estava bastante frutado com sabor mineral e refrescante, achei até algo frisante, ainda com resquício da fermentação. Um ótimo vinho, principalmente para ser consumido agora no verão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário