segunda-feira, 23 de maio de 2011

Contucci

A vinícola Contucci fica na praça central de Montepulciano, atrás do Palazzo Contucci. Família tradicional da Toscana, foi uma das primeiras famílias a produzir vinho, por volta do ano de 1700. Atualmente é uma das únicas famílias que não migrou para as fazendas e mantém a produção quase completa dentro da cidade.



Não é preciso agendar para conhecer, nós simplesmente entramos e as garrafas ficam a disposição para degustação com alguns biscoitinhos e após degustar pode-se visitar a parte subterrânea onde estão os tonéis. O senhor responsável pela loja é muito simpático, não entende nada de inglês e tenta se comunicar apenas em italiano com os clientes. Gostei particularmente do Nobile 2006 Pietra Rossa, proveniente do melhor vinhedo da família, que tem esse nome. É composto de Sangiovese ( Prugnolo Gentile) e Canaiolo Nero como quase todos os "Nobiles". Os aromas e sabores, confesso que após muitas degustações já não me lembro tão bem
Mais uma vez se destaca a questão do ambiente local, onde a sensação de beber um vinho tradicional, onde ele é fabricado e em uma cidade medieval não tem comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário